quarta-feira, 26 de maio de 2010

Um tempo de mudança – Mundo com olhos na cimeira de alterações climáticas da ONU em Copenhaga

Quase 100 chefes de Estado e governo decidem o futuro


A capital da Dinamarca, Copenhaga, foi no mês de Dezembro o centro do mundo. A 7 de Dezembro de 2009 começou a Conferência das nações Unidas para as Alterações Climáticas, um problema que têm vindo a adquirir grande importância por parte dos Estados e Governos de todo o Mundo. A conferência durou 12 dias e estiveram reunidos192 países, que começaram na Cimeira do Rio em 1992, com o objectivo de travaras mudanças da Terra.

A redução da emissão de gases de efeito de estufa, em especial o CO2, que têm aumentado a temperatura da Terra é o objectivo principal da reunião. O objectivo era renovar o Protocolo de Quioto, que se encontra em vigor até 2012.

De acordo com Yvo de Boer, secretário-geral executivo da ONU para as Alterações Climáticas, o “ponto mais quente” da cimeira é a chamada “partilha de encargos”: que países devem reduzir emissões e em que montante e quanto dinheiro custa.



Os analistas consideram que um acordo é difícil de alcançar, mas a Cimeira ganhou um novo fôlego com um compromisso de princípio da China e dos EUA – principais emissores de CO2 – em reduzir as suas emissões.

O consenso aponta para a necessidade de os líderes políticos chegarem a um acordo, mesmo que não seja ideal ou sequer um bom acordo. Mas será pelo menos o princípio.

Tornar mais eficientes as políticas nacionais e locais para implementar a redução de emissões é o desafio principal. E isso requer liderança dos políticos e vontade dos cidadãos. O destino do Mundo também está nas suas mãos.

Os três maiores emissores de CO2
Segundo Dioxide Information Analysis Center, entre 1980 e 2006, a China foi o país que mais evoluiu nos níveis de poluição. Os EUA também aumentaram as emissões; a Rússia reduziu-as.

China

6.018 mil toneladas em 2006

EUA

5.903 mil toneladas em 2006

Rússia

1.704 mil toneladas em 2006



Sem comentários:

Enviar um comentário