quarta-feira, 26 de maio de 2010

LX Tour

No ínicio da Época dos Descobrimentos, Lisboa enriqueceu ao tornar-se um importante centro para o comércio. Lisboa cresceu e foi mudando naturalmente. Quando o centro da cidade foi destruído quase por completo pelo terramoto de 1755, foi o Marquês de Pombal que se encarregou da sua reconstrução, criando assim , a chamada Baixa Pombalina, uma área comercial que ainda hoje mantém a maior parte da sua traça original.


Lisboa é um a capital histórica com um carácter e um encanto fora do comum, onde 800 anos de influências culturais diversificadas se misturam com as mais modernas tendências e estilos de vida, criando contrastes verdadeiramente espectaculares.

Pela cultura, pela história, pela arquitectura, pelas pessoas ou simplesmente para passear descontraídamente, é imperativo descobrir a Baixa Lisboeta!

Como tal, os reporteres do Artigo 126 decidiram tornar-se turistas da própria cidade por um dia.

É de manhã que se começa o dia e como tal às 9h30, o grupo já se encontrava na estação de metro Baixa-Chiado. A primeira paragem foi no café “A Brasileira” um café alfacinha de renome, que Fernando Pessoa visitava, nele podemos absorver cultura, história e disfrutar de um ambiente agradável.


Fazer compras em Lisboa é uma experiência de diversidade e de prazer. Desde as lojas mais tradicionais, aos grandes centros comerciais, desde as marcas portuguesas, às internacionais, tudo é possível adquirir em Lisboa.

A Baixa tem um comércio singular. No Chiado encontramos uma oferta mais glamorosa, com lojas de design, livrarias tradicionais, entre outros.

Seguimos para os Armazéns do Chiado, aqui encontramos uma vasta gama de lojas e restaurantes. Recentemente a famosa cadeia internacional Starbucks apostou no centro histórico de Lisboa para abrir uma das primeiras lojas em Portugal.

Em direcção ao Rossio, atravessando a rua de Santa Justa, ao som de fado, podemos observar o elevador de Santa Justa, não perca a oportunidade de subir ou descer este elevador centenário, podendo desfrutar de uma vista magnífica sobre a Baixa Pombalina.



Na praça do Rossio, que oferece tranquilidade propícia a uma pausa da sua viagem por Lisboa, podemos avistar o Castelo de São Jorge no horizonte e deliciarmo-nos em antigas e conceituadas cafeterias e pastelarias tradicionais como a Confeitaria Tradicional, fundada em 1829.



Se foi no Castelo que tudo começou, a história encontra-se em toda a cidade, cem mil anos de história, Lisboa está repleta de monumentos de grande importância.

Com destino ao Terreiro do Paço passamos pela rua mais procurada pelos turistas, a Rua Augusta, pelos inúmeros cafés e restaurantes, pela grande diversidade de lojas, no encontro de diversas culturas acompanhado por uma arquitectura pombalina.

No fim da Rua Augusta vemos um arco que enquadra o centro do Terreiro do Paço e o conhecido Cais das Colunas, porto dos Descobrimentos.


Ainda na Rua Augusta presenciamos o encontro do tempo passado com o moderno, tornando um ponto de passagem obrigatória o Museu da Moda e do Design_ MUDE.

Chegados ao destino final, Terreiro do Paço, reflectimos sobre toda a história do nosso país!



1 comentário: