quarta-feira, 26 de maio de 2010

Curiosidades

Tecnologia: “Vem aí os óculos que traduzem”



Um grupo de investigadores japoneses inventou um sistema visual e sonoro de tradução instantânea inglês-japonês e vice-versa.
O modelo é baseado num pequeno estojo portátil associado a óculos que permitem ler numa língua o que alguém diz na outra.
As conversas com estrangeiros vão ficar mais fáceis. Os óculos assemelham-se a armações tradicionais, com uma das hastes equipada com um pequeno projector alimentaddo pelo assistente digital.

NEC – Grupo de lectrónica e sistemas informáticos que está a desenvolver desde 1977, este tipo de intérpretes electrónicos.

In “Metro”, 12 de Novembro de 2009

Media:”Alemães lêem jornal feito à sua medida”

O primeiro jornaldiário europeu feito à medida de cada leitor já chegou à Alemanha. Os estudantes são o principal público-alvo.
Chama-se Niiu, custa 1,2 euros e é feito mediante uma compilação de notícias escolhidas na Internet. Cada leitor escolhe no site as notícias, a partir de temas que lhe interessam. Depois, é impresso e entregue em casa. Os conteúdos de cada tema são disponibilizados por mais de 500 parceiros do Niiu, entre eles, o International Herald Tribune.
Desde 13 de Outubro, mil pessoas já aderiram. Um estudo publicado pelo diário The New York Times revela que 48% dos internautas norte-americanos estão dispostos a pagar por notícias na Internet.
De acordo com o Boston Consulting Group (BCG), a mesma percentagem verifica-se no Reino Unido. No entanto, este valor de interesse nos dois países é o menor nso nove países ocidentais consultados pela BCG.

In “Metro”, 17 de Novembro de 2009

Haiti “Jovem salvo pela Coca-Cola”


Rapaz resgatado com vida horas depois de as buscas terem terminado oficialmente. Esteve 11 dias soterrado e sobreviveu bebendo Coca-Cola.
Equipa francessa de socorristas, a trabalhar em Port-au-Prince, no Haiti, conseguiu resgatar um homem com 25 anos dos escombros com vida, quando todos achavam impossível, que foi imediatamente hospitalizado.
Wismond Exantus, assim se chama o sobrevivente ao sismo que arrazou o Haiti no dia 12 de , esteve 11 dias debaixo dos escombros da mercearia Napolitana. Sobreviveu, em grande medida, graças a não sofrido ferimentos graves e a ter ficado soterrado junto a garrafas de Coca-Cola.
“Bebi Coca-Cola todos os dias e comi pequenas coisas”, contou o jovem, pouv«cas horas após ter sito retirado dos escombros, e ainda deitado na cama de um hospital de campanha. “Não gritei por socorro, simplesmente rezei”, recordou Exantus.
O resgate deste homem aconteceu horas depois de as buscaas por sobreviventes no Haiti terem sido dadas por encerradas.
Já poucos acreditavam na possibilidade de alguém sair com vida dos escombros.

Sem comentários:

Enviar um comentário