quarta-feira, 26 de maio de 2010

A vida da sardinha


A família dos Clupeidae tem um membro muito apreciado pelo povo português, a sardinha portuguesa que todos consomem, principalmente de Junho a Agosto. Mas como é a vida deste peixetão adorado no extremo Oeste da Europa?Quando chegam os Santos Populares e oVerão, muitos portugueses procuram a
melhor sardinha com a melhor broa. Mas,apesar de ser esta a época do ano com o maior consumo de sardinha registado, existem sardinhas de estatura intermédia, que a nossa cultura diz “ideal para comer”, durante todas as outras estações do ano. A sardinha é consumida mais do sexto ao oitavo mês do ano. Junho é o mês onde a procura de sardinha é maior. Este aumento deve-se, principalmente, às festas em honra dos santos populares.Santo António, São Pedro e São João são comemorados com produtos nacionais como a sardinha, a broa (pão de milho),água-pé, vinho, azeite e muito baile por ruas típicas para acompanhar.Depois da desova, de Novembro a Janeiro, a sardinha entra num processo de acumulação de gorduras para a próxima desova que será no inicio do Outono. Antes desta estação do ano são capturadas em grande número para serem salgadas, enlatadas, congeladas ou vendidas nas nossas peixarias. A técnica de captura dos Clupeidae é o arrasto. Visto que se agrupam em grandes massas, a rede, colocada na popa do navio enquanto este segue uma determinada rota do cardume, faz com que a sardinha entre para o “saco” de rede que é, posteriormente, puxado para dentro do barco de pesca. Mas do preço de venda na lota, após a chegada da embarcação, ao preço de venda ao consumidor existe um longo caminho sempre a pique a percorrer.Um kg de sardinhas chega a ser vendido, do barco para a lota a 0.70cêntimos. Um kg é vendido, em média ao consumidor por 3.5 euros.
1 Kg de sardinha são entre 10 a 18 sardinhas pelo que a unidade ficaria perto dos 5 cêntimos. Nos Santos Populares a sardinha assada é vendida entre 1 a 2 euros. Isto significa que existe um aumento de 2000% a 4000%, 20 a 40 vezes mais o preço que é praticado do barco para a lota. A diferença é que uma está grelhada e outra não.
Mas esta é uma época do ano em que existe uma enorme especulação do preço da sardinha porque a procura aumenta.Da próxima vez que comer uma sardinha saboreie-a com todo o valor que ela carrega da viagem até ao seu prato, ou à sua broa de milho.


Sem comentários:

Enviar um comentário