quarta-feira, 26 de maio de 2010

NÃO HÁ MILAGRES…

…SEM EXERCÍCIO FÍSICO Dietas malucas da moda


Hoje em dia é impossível negar: a nossa imagem importa, e muito!

Para ter o “corpo perfeito” tão publicitado em todas as formas de media as pessoas recorrem ao mais variado tipo de métodos: comprimidos e outras substâncias, exercício físico, cirurgia plástica e provavelmente o mais popular a dieta alimentar.

Existem todos os tipos de dietas, desde a dieta que varia consoante o tipo de sangue à dieta que varia de acordo com as fases da lua. E verdade seja dita, estas dietas até podem resultar a curto prazo, mas revelam-se bastante prejudiciais para a saúde a longo prazo e maior parte das vezes os quilinhos perdidos regressam e muitas vezes até ganhamos peso.
Dieta da sopa
O que é?
Nesta dieta, o principal alimento é a sopa, principalmente sopas á base de verduras, sem batata, que podem ser consumidas á vontade durante o dia. A dieta tem a duração de 7 dias, e promete a perca de até 4 quilos por semana. Para além da perca de peso, esta dieta também reduz os níveis de colesterol e de ácido úrico, regula o trânsito intestinal e acaba com a retenção de líquidos.

A dieta

Nos primeiros dias de dieta, é apenas aconselhável comer sopa, todas as frutas excepto bananas, coco, abacate, figos e uvas, e raramente, carnes magras, isentas de pele e cozinhadas de modo saudável.

Água, chás e sumos naturais é também aconselhado durante a dieta. Alimentos proibidos são os fritos e ovos. Ao fim dos 7 dias, pode-se começar a adicionar hidratos de carbono, de um modo moderado, para que o corpo volte á dieta normal.
Efeitos na saúde

Esta dieta é excessivamente rica em sódio e pobre em proteínas, alem de ser bastante severa na ingestão de hidratos de carbono (cortando radicalmente esta fonte de energia ao organismo), por isso é totalmente desaconselhada por especialistas
Dieta da Lua
O que é?
A dieta da Lua parte do princípio que assim como a Lua influencia as marés, ela é também capaz de influenciar os líquidos do organismo.

Esta dieta encoraja a pessoa a ingerir somente líquidos por 24 horas durante cada mudança de fase da lua. Neste período, a pessoa deve ingerir água, chá, café, diet-shake, iogurtes e sopas batidas
Dieta

Alguns exemplos do que se pode consumir durante este período são: Sopas, por exemplo, de espinafre, cebola, frango (somente o caldo), não usar batatas nas sopas, vitaminas de frutas sem açúcar, iogurte com aveia, chá sem açúcar e pelo menos 8 copos de água.

Resultados
Esta dieta é apresentada como uma dieta milagrosa, não aprovada por nutricionistas, e promete a perca de um quilo por semana, ou seja quatro quilos por mês, nas diferentes fases da lua.

Efeitos na saúde

Esta dieta é desequilibrada, e, pode causar fraqueza e mal estar.

Deve-se evitar dietas nas quais se come apenas um alimento, ou grupo de alimentos,pois há sempre falta de nutrientes. Nesta dieta faltam hidrocarbonatos e proteínas, e a falta destes macronutrientes prejudicam todo o organismo.

Dieta equilibrada

A dieta ideal, em termos de saúde, é uma dieta equilibrada e variada, que fornece ao nosso corpo todos os nutrientes de que este necessita.

Alimentação saudável não significa que seja necessário deixar os seus alimentos preferidos, é necessário sim, ter alguma moderação nos alimentos ingeridos, principalmente se se pretende perder peso, sendo que esta perca vai sendo mais lenta que nas dietas anteriormente apresentadas, mas progressiva e equilibrada, e bastante mais estável.

Para alem da dieta alimentar deve-se associar a prática regular de exercício físico.
Dicas
Para se perder peso de uma forma saudável, existem algumas dicas que se podem seguir: devem-se fazer 5 a 6 refeições diárias, durante as refeições deve-se comer de uma forma calma, pois ajuda na digestão e aumenta a saciedade, deve-se beber aproximadamente 2 litros de água por dia, deve-se evitar fritos, e todos os alimentos ricos em gordura como carnes gordas, preterindo-os então por alimentos grelhados e cozidos, consumir açúcar, sal, bebidas alcoólicas com especial moderação.

Exercício físico na dieta

A actividade física tem um papel decisivo na saúde e bem estar das pessoas, tal como a alimentação saudável. Numa dieta equilibrada, é aconselhado fazer cerca de 30 minutos diários ou na maioria dos dias da semana. É também importante que o exercício físico não seja de uma intensidade muito forte, o mais importante é a consistência na sua prática.

No contexto da alimentação saudável, o exercício físico tras muitas vantagens:

• ajuda a queimar a gordura acumulada

• Aumenta o metabolismo basal (necessidades energéticas permanentes do organismo relacionadas com o seu funcionamento orgânico);

• Normaliza o mecanismo apetite-saciedade

• Ajuda a alcançar um maior equilíbrio emocional, reduzindo os impulsos para comer e beber compulsivamente

• Melhora a regulação dos níveis de açúcar no sangue, ajudando a prevenir a diabetes

Benefícios para a saúde

Uma dieta equilibrada, conjugada com a prática de exercício físico traz muitos benefícios para a saúde. Para além de ajudar a manter ou perder peso, ajuda também na prevenção de doenças cardíacas, diminui a ocorrência de fenómenos depressivos (estudos provam que uma alimentação saudável, melhora o humor), fortalece músculos e articulações, aumenta a densidade óssea, melhora a capacidade respiratória, melhora a capacidade de resistência, ajuda a reduzir e melhorar o nível de colesterol, entre muitos outros aspectos.

Sem comentários:

Enviar um comentário